terça-feira, 15 de março de 2016

A Nisut (AUS) na Ortodoxia Kemética e uma exclusiva Entrevista

Em Hotep a todos. Nessa postagem iremos falar um pouco sobre um importante Pilar da Ortodoxia Kemética, a pessoa da Nisut, e sobre o que ela representa para todos os praticantes dessa religião. Também iremos trazer com exclusividade uma pequena entrevista feita por e-mail com Ela no dia 14 de Março de 2016.
Rev. Tamara L. Siuda

Quem é Tamara L. Siuda?
Tamara L. Siuda (nascida em 1969) é uma Egiptóloga formada pela Oriental Institute of the University of Chicago e autora de livros de não-ficção, históricos e religiosos. Ela é também a fundadora e líder espiritual atual da Ortodoxia Kemética no Templo House of Netjer, e desde julho de 2000, ela é uma sacerdotisa iniciada (ou mambo) em Vodu haitiano.

O que é ser Nisut na Ortodoxia Kemética?
A Ortodoxia Kemética é mais do que uma fé: é uma comunidade, uma cultura e um modo de vida, forjados e unidos sob a liderança de uma mulher notável. Seu nome de nascimento é Tamara L. Siuda, embora o povo da Ortodoxia Kemética a conhece como sua santidade, a Nisut Sekhenet-Ma'at-Ra Hekatawy, ou simplesmente e carinhosamente como Hemet (uma palavra antiga traduzindo quer como "majestade" ou " possuidor de caráter "). A crença e reconhecimento da Nisut é um Pilar da Ortodoxia Kemética.

Nisut-Bity (ou Nisut-bityt no feminino), às vezes traduzido como "soberana, governante", mas, literalmente, "Ele (a) do junho e da abelha", é o antigo título de uma pessoa, por vezes chamado de "Faraó". Hoje, como na antiguidade, a nossa Nisut é a líder espiritual e cultural de nossa nação Ortodoxa Kemética. Após a coroação, a Nisut foi confiada de realizar a vontade de Netjer e atua como uma ponte física e espiritual entre o fiel e aos deuses e deusas. A atual Nisut-bityt (muitas vezes abreviado para "Nisut"), é reconhecida pela Ortodoxia Kemética como a encarnação atual do Ka Real, ou o espírito investido de Heru, o conceito divino Kemetico de encarnado de direitos autorais em sua Nisutiu. Após a coroação no Egito em 1996, nossa Nisut recebeu nomes Kemeticos confiando-lhe a responsabilidade espiritual para definir o curso de sua missão dentro da Religião Ortodoxa Kemetica. Anterior a 1996, Rev. Tamara agiu como nossa fundadora e principal sacerdotisa, sem as responsabilidades adicionais de Nisut, mas ela foi para o Egito no outono para assumir a coroação e seus requisitos, a pedido dos deuses.

Nós não acreditamos (ou ensinamos que) a Rev. Tamara é uma deusa, nem é pedido na Ortodoxia Kemética para adorá-la como tal. No entanto, a respeitamos e a reverenciamos como nossa fundadora, líder espiritual, e soberana, assim como pessoas de outras religiões e países monárquicos respeitam e reverenciam seus líderes espirituais e/ou chefes de Estado; a reconhecemos que seu estabelecimento no trono, foi feito de acordo com antigo costume e que ela é a possuidora de vida atual de Heru, o Ka Real.

AUS?
Ankh, Udjat, Seneb

É costume de todos os praticantes da fé, ao citar a pessoa da Nisut na forma escrita, sauda-la com AUS, abreviação que de “Ankh, Udjat, Seneb” (ahnkh ood-JAH zen-EB) que significa “Vida, Prosperidade e Saúde”, saudação essa semelhante dada a outros monarcas como “Vida Longa a Rainha” ou “Deus salve a Rainha”.

Entrevista

Encerramos esse artigo com uma EXCLUSIVA entrevista feita por mim, HeryHeru com Sua Santidade, a Nisut Hekatawy I (AUS) (que sempre é muito amorosa em suas respostas), esperamos que todos possam apreciar suas palavras:

HeryHeru: O que é ser Nisut na Ortodoxia Kemética?
Nisut Hekatawy I (AUS): Ser a Nisut da Ortodoxia Kemética é a minha honra. Não é um trabalho fácil, o que levou muitos anos para que pudéssemos trabalhar juntos para alcançar as coisas que temos sido capazes de alcançar. Mas é um bom trabalho e ele sempre me faz feliz em saber que o que trabalho e o que fazemos juntos traz as pessoas para os nossos deuses que tanto amamos. Eu também sou abençoada por todos os sacerdotes que estão comigo nesse trabalho.

HeryHeru: Poderia nos falar um pouco sobre seu relacionamento com Heru-wer?
Nisut Hekatawy I (AUS): Eu tenho uma prática pessoal para Heru-wer. Ele foi um dos primeiros dos nossos deuses que eu conheci. Eu o conheço desde que eu era uma criança, e Ele sempre teve um lugar especial nos meus altares. Atualmente tenho um santuário para Ele ao lado do santuário oficial do Estado que guardo em minha casa, e eu pus muitos presentes para ele em seu altar em Tawy House.

HeryHeru: Poderia nos deixar uma mensagem para todos os praticantes da Ortodoxia Kemética brasileiros?
Nisut Hekatawy I (AUS): Fico muito feliz em saber que existem tantos brasileiros que estão interessados ​​em nossos deuses e na Ortodoxia Kemética. A cada classe de iniciantes temos mais e mais pessoas brasileiras se juntando e pedindo para participar, mesmo as pessoas que não falam Inglês. Sinto-me humilde por estar trabalhando no meu melhor para aprender Português para que eu possa comunicar melhor com vocês e trabalhar mais com todos vocês diretamente. Eu também estou ansiosa para que um dia eu possa ir ao Brasil, ensiná-los, visita-los e adorar (os Deuses) com vocês.

Muito obrigado!

Muito amor,

(Hekatawy) I

Nenhum comentário: