sexta-feira, 4 de março de 2016

30 Semanas de Heru-wer: Semanas 13 e 14

Semanas 13 e 14 - Quais questões contemporâneas estão mais próximas à essência da divindade? A forma de Seu culto mudou na contemporaneidade? 

Em hotep.

Eu e meu irmão HeryHeru decidimos juntar essas duas semanas numa única postagem, por ambas fazerem um paralelo com a atualidade. Então, comecemos a discutir a semana treze.

Tenho em mente alguns pensamentos sobre a política atual do Brasil e como ela se relaciona com o aspecto autoritário, porém honesto, de Heru-wer. Infelizmente, existe uma perceptível desunião entre o povo brasileiro e seus líderes, atualmente. Além disso, o país está enfrentando uma crise econômica difícil de engolir, afetando o bolso de todo mundo. 

Kemet também passou por crises políticas, e até existem textos sobre o suicídio, o grande nível de pobreza e a escassez relatadas naquele período. A política passa por problemas; nem ela está imune de dificuldades, porém sabemos que a corrupção em nosso país corre solta, e ninguém consegue ver com clareza para onde vai o dinheiro dos nossos impostos. Não vemos retorno. De cara, já sabemos que não é uma simples dificuldade. São políticos contribuindo com Apep mesmo. Heru-wer não é um Nisut como Seu irmão Wesir foi (no mundo visto), mas Ele possui atributos que podem se encaixar muito bem aqui, politicamente. 

A autoridade, desequilibrada com a compaixão e humildade, gera ignorância e egocentrismo. Heru-wer é a autoridade seguida de honestidade e razão. Ele é uma divindade inteligente, e sabe liderar de forma justa. Chamá-lo é trazer força e determinação nos períodos de escassez e miséria. Mesmo que Ele não tenha sido um Nisut, Heru-wer é o próprio ofício do Nisut junto de seu irmão Set, quem equilibra e une o povo para o país frutificar.

Set (à esquerda) e Heru-wer (direita) coroando Ramsés II (AUS!)
fonte

Nossa cultura, infelizmente, não contribui para pessoas honestas e equilibradas. Nosso povo ou não desenvolve, ou demora para desenvolver capacidades de compaixão com o próximo, e até mesmo consigo mesmo. A compaixão de Heru-wer existe, mesmo que ele seja um líder nato, ele é capaz dar ao povo o que ele precisa, e não o que quer. Conhece aquela historinha do pão e circo? Quando os políticos nos dão um carnaval bem legal e nos faz esquecer que temos que ir de madrugada para marcar uma consulta médica, por exemplo? 

Sobre o culto de Heru-wer, infelizmente não tenho muitas informações sobre como foi no passado. Em Kemet, os Netjeru costumavam receber oferendas, procissões e seus devotos os incorporavam, concedendo mensagens e conselhos para os devotos. Heru-wer foi bastante cultuado em um dos importantes festivais de Kemet, o Festival da Bela Reunião, junto de sua esposa Hethert. Hoje, esse festival também é celebrado, mas não com tanta elaboração como na antiguidade com grande número de pessoas em Edfu. As tradições permanecem, da forma como foi em Kemet (mais formal) e também de forma pessoal, que varia de pessoa para pessoa.

Particularmente, meu culto à Heru-wer é bastante simples. Eu lhe dou ofertas, converso com ele pela manhã e costumo tê-lo em meus pensamentos durante o dia. Até ao escovar os dentes eu me pego orando para Ele, ou meus Amados. 

Heru-wer tem suas ofertas de preferência, também, mas tudo que é feito com dedicação e amor, tanto ele como qualquer outra divindade, é bem-vindo.

Senebty.

Nenhum comentário: