quarta-feira, 17 de abril de 2013

Glossário Kemetico Básico


Quando os gregos chegaram a Kemet, para conhecer essa sociedade, houve várias interpretações errôneas ou mudança da grafia de nomes para melhor se adequar a grafia grega. Assim, tivemos mitos interpretados erroneamente e também palavras modificadas.
Como o a Língua Grega nunca se perdeu de fato, muitas das interpretações dos Kemeticos Antigos eram baseadas nas escrituras gregas, como por exemplo, Heródoto, que muito escreveu sobre os Keméticos.

Isto fez com que muitos anos, as bases para a interpretação sobre a sociedade kemética fosse somente os Textos Gregos e por incrível que pareça a Bíblia. É claro que, como muitas dos desenhos egípcios são auto-interpretativos, algumas poucas eram interpretadas de forma correta.

Assim, a língua keméticas, junto com seus hieróglifos ficaram sem uma leitura adequada até que em 1799 foi descoberta a Pedra de Roseta (imagem acima), uma Estela que continha um decreto sacerdotal em três línguas diferentes, o Hieróglifo, Demótico e o Grego Clássico. No entanto, foi somente em 1822 que um jovem francês chamado Jean-François Champollion decifrou corretamente todas as línguas contidas nela. Champollion assim revolucionou os estudos sobre Kemet, considerando assim o pai da Egiptologia.

A partir disto, novas interpretações de escrituras começaram a serem feitas, no entanto, muito das interpretações e palavras adotadas e interpretações usadas pelos gregos ainda insistem em serem usadas amplamente tanto no meio acadêmico quanto com os leigos.

Assim, venho com esse post, oferecer aos leitores um glossário básico de deuses e palavras usadas pelos próprios keméticos antigos e que ainda são usadas pelos praticamente da Ortodoxia Kemética.



Glossário de Palavras:



Dua - Salve, Viva (Geralmente usamos para dar graças a um deus/a. Ex: Dua Ra!)

Em Hotep - Em Paz (Usamos como saudação na escrita e na fala.)

Iwy Em Hotep - seja bem-vindo/a em paz (A forma completa de Em Hotep. O uso é o mesmo.)

Henu - Te honro, Te saúdo (É um gesto corporal de honra e respeito.)

Nekhtet - Vitória (Geralmente usamos para agradecer a um deus/a, similar ao "amém".)

Senebty - vá com saúde (Usado para se despedir na escrita e na fala.)

Kemet - negra (o nome do Antigo Egito)

Dsheret - vermelha (o deserto)

Netjer - deus

Netjeret - deusa

Nefer - belo, bom

Nefert - bela, boa

Neferu - belos, bons

Nefer Duait - bom dia

Nefer Mecheru - boa tarde

Nefer Kaui - boa noite

Wep Ronpet – Ano Novo

Akhu – Ancestrais

Sa - Filho

Meri - Amado

Nebet-per - dona de casa

Merout - amor

Hensi Irem - viver juntos

Sem – beijar "respirar um odor"

Isfet – Oposto de Ma'at, ou seja, desequilíbrio. Em forma de práticas podem ser divididas em duas: gereg e binet. As más palavras (mentiras, ofensas e similares) e as más ações ou má conduta(roubar, matar, agredir, etc).



Glossário de Deuses:



Aset – Isis*

Wesir – Osiris o Ausar

Djehuty – Thot

Yinepu – Anubis o Anpu

Nebt-Het – Neftis

Hethert – Hathor

Heru – Horus**

Serqet – Selkis

Nit – Neith

Amun – Amón

Bast – Bastet


* Muitos acreditam que Aset e Isis são divindades completamente diferentes e com características diferentes, sendo que Isis é uma divindade estritamente romana.

** Heru é um nome “genérico” para designar os vários Heru’s dentro do panteão kemético, como: Heru-wer; Heru-sa-Aset; Heru-pa-khered; Heru-akhety; Heru-Behdety entre outros.

Um comentário:

Unknown disse...

Poderia me dizer se há algum post falando sobre os demais Heru's da K.O.?