sexta-feira, 5 de agosto de 2016

30 Semanas de Heru-Wer: Semana 27: O maior erro ou a pior ideia que já ouviu sobre Heru-Wer

Em Hotep

Ano novo, como foi forte essa virada de ano hein... E agora, estamos sendo regidos por dois deuses crianças, Dua Yinepu! Dua Khonsu! Em breve o Per Heru-Wer vai apresentar melhor esses dois netjeru. Aguardem...

Por hora, vamos falar sobre o maior erro ou a pior ideia que as pessoas têm sobre Heru-wer. Pois bem, o pior erro de todos é o desconhecimento que as pessoas têm sobre esse Netjeru, isso porque os gregos quando foram falar sobre nossos deuses juntaram todos os Heru, em um único Heru, o famoso Horus, isso criou uma confusão que é difícil desfazer depois de anos falando a mesma coisa (por muito tempo, os gregos, os romanos e os textos bíblicos eram as únicas obras escritas sobre os povos keméticos).

Qualquer pessoa que for pesquisar sobre Heru-wer ficará sem entender algumas coisas, isso porque nos textos históricos muita coisa é misturada, principalmente quando se trata de seu sobrinho Heru-Sa-Aset, que é quando os mitos se misturam completamente.

Com isso, podemos afirmar que o maior erro que as pessoas têm do Quebrador de Ossos é confundir ele com seu sobrinho. Vemos isso em vários lugares, até mesmo em textos de egiptólogos renomados. No entanto, um dos principais papéis desse blog é acabar com essa confusão! OK?! Então vamos lá desfazer esse nó..

Heru-Wer é um deus guerreiro, unicamente da guerra!

Heru-Sa-Aset é guerreiro? É, mas ele é uma divindade reinante, ele reina, ele é um Nisu.

Existem muitas outras diferenças entre esses dois incríveis netjeru, como iconografia, epítetos, energia, entre outros. Mas Heru-wer é uma divindade bem mais ancestral é assim mais madura (até mais carrancudo mesmo).
Quer saber diferenciar facilmente e não cair mais nessa falácia?
Eu, Hery, vou lhe ajudar!

Esse é Heru-Sa-Aset! Isso porque ele está com a dupla coroa, a coroa de Nisu
Já esse, tem a coroa branca, que representa o Alto Kemet, que tinha umas das suas principais cidades, a antiga Khem, que o deus dessa cidade era... Adivinha quem: Heru-Wer
A principal diferença é essa da coroa, Heru-wer representa o Alto Kemet, Heru-Sa-Aset é o príncipe que recebeu Kemet unificado, portando assim, a dupla coroa. Mas ai tem uma coisa interessante: Heru-Sa-Aset nunca é representado como completamente falcão, Ele sempre vai ser homem com cabeca de falcão. Já Heru-wer, só receber imagens de homem com cabeça de falcão bem posteriormente, assim, naturalmente, Heru-wer geralmente sera retratado como um falcão, podendo portar em sua cabeça as duas plumas, a coroa branca, nada ou até mesmo a dupla coroa (foi Narmer, rei do nomo Khem que unificou Kemet), mas nesse ultimo caso, sempre na forma de falcão.

Espero te ajudado a compreender essa diferença e espero que as pessoas não errem mais...

Feliz Wep Ronpet!
Senebty

Nenhum comentário: