sexta-feira, 3 de junho de 2016

30 Semanas de Culto a Heru-wer: Semana 19 - Qual qualidade dessa deidade você mais admira? Qual aspecto dela você acha mais conflituoso?

Em Hotep a todos
Vamos para mais uma semana de culto a Heru-wer, e nessa semana temos uma pergunta um pouco mais filosófica de aspecto intimo com o seu devoto, no caso eu. Tentarei exlicar todos os motivos que me levaram a responder a essas questões.



Vamos com a primeira questão: Qual qualidade dessa deidade você mais admira?

Pois bem, a qualidade de Heru-wer que mais me admira e me inspira é a de guerreiro destemido que vai para uma guerra para ganhar... Heru-wer não conhece a derrota, ele sempre vence, mesmo quando as coisas estão difíceis... Isso trás várias questões como otimismo, força, coragem... Heru-wer inspira isso, ele mostra a seu devoto que ele pode tudo, que os problemas da vida são meros testes para você alcançar e merecer a vitória, ele mostra que os problemas e as dificuldades da vida não são a questão em si, mas como você lida com isso que é a questão. Heru-wer não admite vitimismos ou auto flagelação. Ele quer que você vá em frente, ande com suas próprias pernas, faça acontecer... Se é mais fácil para os outros não é porque os outros são melhores que você, mas é porque você é mais forte e é capaz de segurar um peso mais forte, você é capaz de mais do que imagina e esses problemas são para você enxergar suas próprias forças e limites.

Vamos a segunda questão: Qual aspecto dela você acha mais conflituoso?


Heru-wer é um deus muito direito, sem rodeios... É difícil acha-lo conflituoso em algo, porque simplesmente ele não é um deus de meio termos, com ele é no “preto no branco”. O mais conflituoso para mim não é o aspecto da divindade em si, mas a interpretação sobre ele que tiveram ao longo da história, confundindo-o com os outros Heru a qual Kemet cultuava. Assim, muitas coisas encontradas sobre ele na literatura é necessário uma filtragem muito grande para conseguir compreender "quem é Heru-wer". Como por exemplo, o fato de Heru-wer ser tratado como um deus guerreiro, mas também o deus do ar, O "Dourado Cujo Corpo é o Céu e Cujos Olhos são a Lua e o Sol". Não que esses dois aspectos seja conflituosos, nada disso, a questão é que alguns textos o trata apenas como deus do céu e outros como deus guerreiro. Isso trás uma confusão principalmente quando se trata de iconografia, pois ora ele esta com a coroa branca, ora ele está com a coroa dupla, ora ele esta com as duas plumas (iconografia mais antiga de Heru-wer) e ora ele está sem nada. Isso trás uma confusão muito grande para quem pesquisa sobre esse Deus.

Senebty

Nenhum comentário: