quinta-feira, 26 de maio de 2016

30 Semanas de Heru-wer: Semana 18 - Há alguma distinção de gênero e sexualidade no culto a essa deidade? Historicamente e gnose pessoal.

fonte

É difícil explorar a fundo como era o culto à Heru-wer na antiguidade, desde que eu não sou egiptólogo ou pesquisador da religião egípcia. Na antiguidade, creio que os keméticos se voltavam para os Nomes que mais se identificavam ou que precisavam do auxílio para determinada situação. Por exemplo, alguns Deuses incluindo Heru-wer eram honrados pelo rei e seus guerreiros para que os ajudassem nas batalhas, e outros eram louvados para questões de saúde para o bebê que estaria prestes a nascer, como Khnum, Taweret e Bes.

É compreensível que, na maioria, eram homens que se devotavam a Heru-wer, mas isso não era impedimento para que uma mulher prestasse culto a Ele, e nem mesmo os homens estavam privados de cultuar Hethert, Nome ligado a beleza e desejo sexual feminino, por exemplo. De alguma forma, os keméticos antigos sabiam que cultuar seus Deuses era mais importante do que quem iria cultuá-los. Os deuses não possuem rótulos como as embalagens de desodorante: for men, for women, unissex etc

Hoje, na Kemetic Orthodoxy, é visível que os Deuses não possuem uma preferência de sexo/gênero em relação aos seus devotos. E se eles tem esta ou qualquer outra preferência, isso não demonstra rejeição ou ódio para o devoto, e sim que os Deuses tem preferências como os humanos também possuem. Mas, existem filhos de Heru-wer de ambos os sexos e todos os gêneros. Na minha opinião, gênero/sexo não é uma grande preocupação para os Deuses, pois as pessoas são mais do que seus genitais e gostos sexuais.


Nenhum comentário: