sábado, 7 de junho de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semana 5 – Família da deidade, árvore genealógica.

Em Hotep

Quinta semana, Nekhtet, todos prontos?

O que poucas pessoas sabem é que Heru-wer é filho de Geb e Nut, irmão mais novo de Wesir e Set.



O Mito todo é o seguinte, foi revelado a Rá que Seu neto, Nut e Geb suportaria uma criança que usurparia Seu trono sobre as Duas-Terras. Rá foi determinado prevenir esta profecia, então Ra proibiu Nut e Geb de estar junto, então ele mandu o próprio filho, Shu, o Pai de Nut e Geb, que os separassem por toda eternidade. Forte como Shu tinha sido por levantar Sua filha alta no céu e longe de Seu Irmão, Nut e Geb conseguiu para achar um meio de se unirem, assim, Nut ficou grávida, pois carregava as crianças de Seu Irmão, Geb.

Quando descobrir que Nut estava grávida, Rá ficou enfurecido. Ele havia pensando muito em como poderia prevenir Sua Neta de dar à luz ao herdeiro do Seu trono e então, Rá, Criador de e Senhor sobre o Universo Inteiro, decretado que Nut não deveria dar a luz em nenhum dia dos 360 dias do ano.

Transtornada, Nut suplica a Djehuty, mais Sábio dos Deuses, para uma resposta a suas dificuldades. Ele então ponderou Seu problema e a disse para não preocupar-se pois ele acharia uma resposta para Ela. Djehuty foi ver Khonsu, que determina as fases da lua, e jogou um jogo de Senet em que Khonsu foi lisonjeado em apostar algum da sua luz. Djehuty É o mais Sábio dos Deuses ganhou o jogo de Senet e usou a luz que Ele ganhou de Khonsu para criar os cinco dias que Nut necessitaria para dar à luz aos Suas cinco Filhos. Wesir Era o primeiro das cinco crianças de Nut e Geb, terá que seguir, em ordem, por Set, Heru-wer, Aset, e por ultimo Nebet-het.

Heru-wer, ainda casa-se com Hethert, deusa do amor e do prazer, no festival da Bela Reunião, Hethert fica gravida do deus e dá a luz a Ihy - O Belo.

Aqui em baixo, uma tirinha bem humorada que conta esse amor entre Hethert e Heru-wer:

Espero que tenham gostado...
Senebty

Nenhum comentário: