segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Heru-Wer





No dia 27 de novembro de 2012 eu tive uma descoberta que com certeza marcou minha história, uma descoberta que me veio para como uma confirmação de algo que eu sentia desde quando começei a praticar o paganismo, e de certa forma, desde quando eu era criança. Neste dia, eu passei pelo o Rito Parental Divino, ou em inglês, Ritual Parent Divination, ou simplesmente pela sigla RPD, onde por meio de uma Divinação, nossa Nisut (AUS) desvenda quem criou nosso Ba (alma imortal) que é chamado de Pai ou Mãe, e quem criou nosso Ka ("alma mortal") que é chamado de Amados, neste rito, ficou definido que meu Pai é Heru-Wer, e meus amados é Aset-Serqet e Set (aos quais ainda terão uma postagem própria para cada um deles), mas hoje, irei dedicar essa postagem ao meu Pai, Heru-Wer, uma divindade que é muito confundida com outros Heru's e que muitas vezes é praticamente apagada, mas aqui, iremos mostrar quem Ele é realmente e como podemos identifica-lo.




Heru-Wer, que também é conhecido como: Heru, O Ancião; Horus, O Ancião, Haroeris e Heru-ur é uma divindade que tem a aparência de um Falcão ou um homem com cabeça de Falcão usando a coroa branca (hedjet) do Alto Kemet (Como o Falcão da imagem a cima). Seu hieróglifo é (ver ao lado)
 
 e seu nome esta ligado com sua origem, pois ele é o segundo filho de Geb e Nut.

Mitos

O Mito da Criação
Foi revelado a Ra que seus netos, Nut e Geb teria um filho que iria usurpar o seu trono sobre as duas terras. Ra foi determinada para evitar a profecia a nunca vir a ser concretizada, por isso Ele tinha proibido Nut e Geb de estar juntos, ordenando seu próprio filho, Shu, o Pai de Nut e Geb separá-los por toda a eternidade. Forte como Shu era, levantou Sua filha no alto céu, longe de seu irmão Geb, no entanto, Nut e Geb conseguiram encontrar uma maneira de se unirem e por isso viria a acontecer que Nut estava gravida de seu irmão Geb.
Descobrindo que Nut estava gravida, Ra ficou furioso. Ele não tinha muito tempo e assim pensou em como ele poderia evitar sua neta de dar à luz ao herdeiro do trono e assim, Ra, Criador e Senhor de todo o universo inteiro, decretou que não deve haver um único dia dentro da 360 dias do ano que Nut seria permitido dar à luz.
Atormentada, Nut tinha suplica a Djehuty, o mais sábio dos deuses, uma resposta para sua situação. Ele ponderou Seu problema e disse para Ela não se preocupar pois ele iria encontrar uma resposta para ela. Djehuty foi ver Khonsu, que governou as fases da lua, e jogou com ele o Senet, Djehuty então aposta com Khonsu um pouco de sua luz. Djehuty por ser o mais sábio dos Deuses ganhou o jogo de Senet e usou a luz para dar mais cinco dias para Nut, o que era necessário para dar à luz a seus cinco filhos. Wesir foi o primeiro dos cinco filhos de Nut e Geb, sendo seguido, em ordem, Heru-wer, Set, Aset e Nebt-het.

O Mito ligado a Heru-Wer
Há um mito que descreve a primeira aparição de Heru, mas como Heru-Behdety, uma forma de Heru-wer que torna a aparência do disco solar alado. Heru-wer ouviu falar de um complô para derrubá-lo, clamou Ra para obter assistência. Ra virou-se, dizendo que não poderia ajudar Heru, para que Heru não seja julgado como fraco. Então, a luta é travada por algum tempo, até que as forças de ISFET começou a ultrapassar o exército de Heru. Heru mais uma vez gritou para seu pai, que abençoou Heru com a forma do disco solar em chamas, para que ele pudesse ser vitorioso sobre as forças do ISFET. Ele matou o exército inimigo.

Sobre Heru-Wer
O culto de Heru-Wer pode se dar em 3 lugares distintos, podendo ser em Kom Ombo, onde neste templo também era adorado Sobek, podendo ser também em Edfu, templo dedicado a todas as formas de Heru, no entanto, foi em Nekhen, no Alto Kemet, cidade onde foi erguido um templo unicamente para Ele, em honra a vitória de Narmer, o primeiro Nisut que uniu o Alto e Baixo Kemet, esta vitória foi eternizada pela Paleta de Narmer (ver imagem abaixo). A partir desta vitória, Heru-Wer foi considerado o Deus do Alto e Baixo Kemet, usando a Dupla Coroa.
 

Consorte
A Esposa de Heru-Wer é Hethert, sua união é festejada num dos maiores festivais do Antigo Kemet, chamada de Festival da Bela Reunião, nesta celebração a imagem de Hethert é colocada numa barca e segue para Edfu, onde fica enclausurada por um tempo, depois ela sai e é levada novamente para Ta-Netjer (Dendera) onde assim terá o seu filho chamado Ihy. É um festival de muita alegria, que celebra principalmente o amor e o prazer.


Quando clamar por Heru-Wer
Diferentemente de seu pai (Geb), seu irmão mais velho (Wesir), seu irmão de gêmeo (Set), e seu sobrinho (Heru-sa-Aset), Heru-wer nunca serviu como o Nisut de Kemet. Isto permitiu que ele ficasse livre para explorar outros aspectos de vida, como bebida alcoólica, guerra, e mulheres!
Heru-wer é um Nome forte, e pode ser chamado para ajudar a superar dificuldades em sua vida.
Uma área especialmente dele é ajuda com finanças, especialmente renda. Trabalha com Wepwawet para fornecer novas oportunidades profissionais.

Experiencias Pessoais:
Comecei a praticar Paganismo em 2004, sem muito conhecimento da causa, eu me identificava muito com o panteão egípcio, na época, os deuses que eu cultuava era Isis (Aset) e Horus (Heru), apesar de estar na Wicca, tive várias experiências impressionantes com Heru, onde ele sempre vinha a mim como um Deus que esta disposto a ajudar, mas não admite autoflagelação ou coisa do tipo, quem esta com ele tem que enfrentar qualquer problema de peito aberto e sempre defender a justiça e a ética, ou Ma'at. Ele me ajudou a encontrar forças dentro de mim em momentos difíceis e numa certa vez fez questão de me dar seu nome, que na época passei a me chamar (nome mágico) HorusHotep, ele foi um pai fantástico para mim. Com o tempo eu pesquisei e busquei meios de cultuar deuses egípcios de forma mais ortodoxa por assim dizer, principalmente Heru que exercia, junto com Aset, uma grande fascinação, até que enfim, achei a Ortodoxia Kemética e comecei busca-lo simplesmente como Heru. Após meu RPD, notei, ao pesquisar sobre Heru-Wer que o Horus que me atendia em minhas súplicas era o mesmo Heru-Wer e assim, percebi que meu pai sempre esteve comigo, mesmo eu o chamando de outro nome. Em todos os meus momentos difíceis, clamo a Heru-Wer e ele sempre me atendeu prontamente, seja qual era o problema, ele me ajuda. Ele me ensina a ser ético, forte, corajoso e honrado e jamais abrir espaço para o isfet.

Informações Sobre o Culto:



  
Epítetos

  • Quebrador de ossos
  • Dourado Cujo Corpo é Céu e Cujos Olhos são Lua e Sol
  • Grande de Plumagem Salpicada
  • Grande da Chama
  • Senhor do Terror
  • Destruidor
 
Alimento/Bebe
  • Carne vermelha
  • Vodka 
  • Cerveja Escura
  • Rum escuro
  • Laranja
  • Alimentos Apimentados ou com Temperos fortes (sem exageros)
Itens
  • Metal (especialmente ferro)
  • Armamento
  • Charutos
  • Cigarros de cravinho
  • Chamas
Pedras
  • Jaspe
  • Lápis-lazúli
Perfumes
  • Laranja
Cores
  • Laranja
  • Vermelha
  • Castanho

  Hino a Heru-Wer
As cima das nuvens vem ele
Guerreiro Flamejante, Quebrador de Ossos
Aquele cujo Corpo é o Céu e Cujos Olhos são Lua e Sol

Tu que não te amedrontas diante do isfet
Tu que jamais retrocede diante da injustiça
Tu que sempre ergue suas asas para proteger o justo

Todos podem ver seu poder
Todos se arrepiam diante de sua presença
Todos cantam seus feitos gloriosos por todo o tempo

Filho d’Aquela cujo corpo cobre o céu
Filho d’Aquele cujo o corpo se entende pela superfície da terra
Gerando assim, o Senhor do Terror, que jamais sucumbe a maldade

Escute meu clamor, Oh Heru-Wer
E me carregue sob suas asas ao mais alto céu
Mostre-me seu poder e sua gloria que perpetua por toda a história

Venha diante mim, Oh Heru-Wer
Faça-me um forte guerreiro contra o isfet
Me dando as armas da fé para sustentar Ma’at

Me acompanhe, Oh Heru-Wer
E não se afaste de mim por todo esse ano
Para que assim, possa alcançar a vitória em minha vida!

Dua Heru-Wer, mil vezes, Dua Heru-Wer!
Contigo, cantarei “Nekhtet” por todos os meus dias!
Contigo, jamais me curvarei a maldade dos meus inimigos!

________________________________
Hino para Heru-Wer, escrito por HeryHeru no dia 30/07/2013, Apagomenal do Aniversário de Heru-Wer, Wep Ronpet, Ano 21

Nenhum comentário: