segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

30 semanas de Heru-wer: Semana 11 - Festivais, dias e tempos dedicados a Heru-wer

Em Hotep

Primeiramente, quero pedir desculpa a todos os leitores pela ausência durante todos esses meses. Foi uma ausência necessária para organizar muitas coisas em minha vida!
Nessa postagem irei voltar novamente com o Projeto das 30 Semanas de Heru-wer, essa no entanto, não é a única novidade que teremos no Per Heru-Wer. Por agora, vamos aprender mais sobre essa divindade incrível que é meu pai Heru-Wer.

Festivais, dias e tempos dedicados a Heru-wer

Barcas de Heru-wer e Hethert em procissão durante o Festival da Bela União - Templo de Edfu



Como já foi dito diversas vezes nas postagens anteriores, é bastante difícil encontrar material sobre Heru-wer, isso porque os historiadores costumam confundi-lo com outros Heru. No entanto, minha maior fonte de pesquisa foi o Calendário Devocional utilizado por praticantes da Ortodoxia Kemética. Assim, segue abaixo uma lista dos principais festivais e dias dedicados a Heru, uma divindades dos primórdios de Kemet.



Festa de Heru-Behdety, Heru-wer e Hethert - I Akhet, dia 5 do mês de Djehuty 

Uma festa para honrar seu nome através de louvor e oferendas. Não foi encontrado maiores informações dessa festa.

Festival de Djaret ou Rekek-wer - II Peret, dia 9 do mês de Mekhir
Um festival de grande importância do Calendário Devocional Kemetico, originado no Antigo Reino, o Rekek-wer era um festival que se comemora por 5 dias a volta da fertilidade da terra, do sol e do calor.

Procissão de Heru-wer - II Shomu, dia 20 do mês Payne 
Dia em que a imagem de Heru-wer fazia uma procissão por Kemet para abençoar as colheitas. Hoje, pode ser celebrado fazendo oferendas em pedido para prosperidade e benção dos negócios.

Festival da Bela União - III Shomu
Um dos festivais de maior importância tanto dentro do Calendário Devocional quanto aos devotos de Heru-wer, esse festival de 14 dias marca o casamento de Heru-wer e Hethert. É um festival para celebrar a fertilidade, o prazer e o amor!

Nascimento de Heru-wer - 2° Apagomenal
Os Apagomenais são os "não-dias" referentes ao espaço de cinco dias entre o final do ano e o Wep Ronpet (Ano Novo) dado por Djehuty para Nut dar a luz a seus 5 filhos, entre eles, Heru-wer, que nasce no segundo apagomenal


Nenhum comentário: