quarta-feira, 9 de julho de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semanas 7, 8 e 9

Em Hotep

Quero primeiramente pedir desculpas por todo esse atraso nas postagens, mas acreditem, foram 3 semanas de muita correria na minha vida... Mas, Heru-wer não curte lamentações... Vamos as 3 semanas numa única semana? Apertem os cirtos porque o voo será bem mais alto!!

Semana 7 - Nomes da Deidade
Heru tem vários nomes, variando em relação a época da história kemética ou até mesmo de quem escrevia sobre ele. Em Kemet, ele era conhecido como Heru o Ancião, Heru-ur, Hrw-wr e Har-wer, ou também, na forma de Disco Solar Alado, como Heru-Behdety mas os gregos o denominaram de Hórus, O Ancião ou O Mais Velho ou também Haroeris. Heru-wer recebeu esse nome dos gregos porque ele foi o primeiro HÓrus, nascido de Geb e Nut, ou seja, tiu de Hórus filho de Ísis (Heru-sa-Aset), além do que, como já falamos, ele era deus de um dos primeiros nomos do Egito, Nekhen, cidade de Narmer (AUS), unificador de Kemet.

Semana 8 - Variações físicas da deidade
Heru-wer possui três formas físicas diferentes que muito correspondem com a época que ele esta sendo representado, sendo que suas maiores variações normalmente esta sob sua forma de Falcão. É bastante complicado diferenciar os Heru, ainda mais Heru-wer que é um Netjeru tão antigo, mas irei buscar fazer isso aqui de forma mais fácil.
Como Falcão:
A forma física de Heru-wer mais utilizada em Kemet é a forma de falcão, primeiramente apenas como um falcão, podemos vê-lo dessa forma na paleta de Narmer.

Com a unificação de Kemet, pelas mãos de Narmer, rei do nomo Nekhen do Alto Egito, Heru-wer se torna um Netjeru de toda Kemet, passando a usar a Coroa Dupla ou Pschent.



Como Homem com Cabeça de Falcão:
Como Netjeru de Nekhen, cidade estado do Alto Kemet, ele é representado como um falcão usando a Coroa Branca (Hedjet). Dessa forma, ele é retratado apenas com a Hedjet, nunca com a Coroa Dupla, já que um homem com cabeça de facão usando a coroa dupla é uma forma dedicada a Heru-sa-Aset.

Disco Solar Alado:
Como já foi amplamente discutido nas semanas anteriores, Heru-wer possui uma forma física de sol alado, conhecido como Heru-Behdety.


Semana 9 - Erros comuns falados sobre a deidade. 
Como pode ser notado no texto da Semana 8, Heru-wer possui várias formas diferentes, normalmente retratando diferentes mitos ou até mesmo uma variação cronológica da História de Kemet, dessa forma, ele se confunde facilmente com os outros Heru. O primeiro erro comum com esse Netjeru partiu das interpretações mitológicas dos gregos, que uniram todos os Heru em Heru-sa-Aset, obliterando muitas vezes o nome de Heru-wer dos mitos, ai aquele susto quando vemos que Heru-wer nasceu de Geb e Nut, coisa que são poucas vezes contadas nos mitos keméticos espalhados em livrarias mais próxima de você, é um juízo falso triste, porque isso fez com que Heru-wer fosse esquecido quando os mitos são contados, existindo apenas Heru-sa-Aset. Isso torna extremamente difícil encontrar bibliografias que fale sobre Heru-Wer, algumas vezes, é dedicado a ele apenas algumas poucas linhas quando estão explicando as formas de Hórus (na visão de Heru-sa-Aset). Esse erro é consertado na fé Ortodoxa Kemética, que busca interpretar os mitos keméticos apenas em fontes primarias. Agora que você já sabe essa diferença, por favor, não os confunda, Heru-wer agradece e Heru-sa-Aset também...


Ufa... Terminamos... Foi até bom escrever isso junto porque os 3 textos se completam! Que venha a 10ª Semana de devoção...

Senebty

Nenhum comentário: