segunda-feira, 19 de julho de 2010

Homosexualidade no Egito Antigo

Venho tratar sobre um tema muito polemico, o Homossexualidade, estudando sobre o assunto, percebi que esse tema nem sempre foi tão polemico assim, seria então a nossa sociedade tão retrograda? Percebo que sim, vou tratar aqui somente sobre o Egito Antigo, no entanto, em praticamente todas as culturas antigas que se tem ciência, tinha como uma pratica normal a homosexualidade.

Os Deuses do Nilo

A fertilidade humana era um dos principais aspectos da mitologia egípcia, e era muitas vezes confundida com a fertilidade da colheita prevista pelas inundações anuais do rio Nilo. Esta ligação foi mostrada na iconografia dos deuses do Nilo, como Hapy ("Inundação"), deus do rio Nilo, e Wadj-wer, deus do Delta do Nilo, que apesar de pertencerem ao sexo masculino, eram representadas com atributos femininos, como seios grandes, simbolizando a fertilidade oferecida pelo rio.



Hórus, o conquistador de Set

O mito do conflito de Set com Hórus, Osíris e Ísis aparece em muitas fontes egípcias, incluindo os Textos das Pirâmides, os Textos das Tumbas, a Pedra de Shabaka, inscrições nas paredes do templo de Hórus em Edfu e várias fontes em papiros. O Papiro Chester Beatty N.º 1 contém a lenda conhecida como A Contenda de Hórus e Set. Autores clássicos também registraram a história, nomeadamente a De Iside et Osiride ("Sobre Ísis e Osíris"), de Plutarco.



Esses mitos geralmente retratam Osíris como um rei sábio e portador da civilização, casado com sua irmã, Ísis. Set tinha inveja de seu irmão mais novo, Osíris, e o matou e desmembrou. Ísis reagrupou os pedaços do corpo de Osíris e outro deus (em alguns mitos Thoth e em outros Anúbis) o embalsamou. Como a múmia arquetípica, Osíris reinava sobre o outro mundo como um rei entre os espíritos merecedores dos mortos.

Hórus, o filho de Osíris, foi concebido por Ísis com o cadáver do pai, ou em algumas versões, apenas com pedaços de seu cadáver. Hórus naturalmente se tornou inimigo de Set, e muitos mitos descrevem seus conflitos.

O mito incorporava lições de moral para as relações entre pais e filhos, irmãos mais velhos e mais novos e maridos e esposas. Set feriu o olho esquerdo de Hórus, e por isso este cortou os testículos de Set, tornando-o por vezes conhecido como o deus da infertilidade.

Pela 19ª dinastia, a inimizade entre Set e Hórus, em que Hórus tinha arrancado um dos testículos de Set, foi representada como um conto à parte. Segundo o Papiro Chester-Beatty I, Set é descrito numa tentativa de provar a sua posição dominante no Egito seduzindo Hórus e, em seguida, tendo relações sexuais com ele. No entanto, Hórus coloca a mão entre as coxas e colhe o sêmen de Set para posteriormente jogar no rio, para que ele não fosse inseminado por Set. Hórus então deliberadamente espalha seu próprio sêmen em algumas alfaces, a comida favorita de Set. Depois de Set ter comido as alfaces, eles foram até diante dos deuses para tentar resolver a contenda sobre o comando do Egito. Os deuses primeiro ouviram a alegação de Set de ter dominado a Hórus, e "chamou" o seu sêmen de volta, mas este respondeu a partir do rio, invalidando a sua afirmação. Então, os deuses ouviram a alegação de Hórus de ter dominado Set, tendo o deus-falcão chamado seu sêmen para fora, e ele respondeu de dentro de Set.

A Reconciliação

Vejam a curiosa imagem a seguir:
O selo de esmalte azul representa Set e Hórus de mãos dadas. Os dois deuses estão usando a coroa dupla do Alto Egito e do Baixo Egito, como se ambos governassem juntos o unificado país dos faraós, depois de eras de disputa feroz entre os dois.



Mais a seguir, veremos imagens tanto Mitológicas como a de Hórus mirando o pênis ereto de Osíris, seu pai, com Ísis à cabeceira. Quanto imagens do cotidiano da sociedade Egípcia,como a imagem de Niankhkhnum e Khnumhotep, ca. 2.400 AEC. Como também imagens de uma famílias homossexual e outros casais homos.









Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito do texto! Parabéns pela pesquisa.