Quando os gregos chegaram a Kemet, para conhecer essa sociedade, houve várias interpretações errôneas ou mudança da grafia de nomes para melhor se adequar a grafia grega. Assim, tivemos mitos interpretados erroneamente e também palavras modificadas.
Como o a Língua Grega nunca se perdeu de fato, muitas das interpretações dos Kemeticos Antigos eram baseadas nas escrituras gregas, como por exemplo, Heródoto, que muito escreveu sobre os Keméticos.
Isto fez com que muitos anos, as bases para a interpretação sobre a sociedade kemética fosse somente os Textos Gregos e por incrível que pareça a Bíblia. É claro que, como muitas dos desenhos egípcios são auto-interpretativos, algumas poucas eram interpretadas de forma correta.
Assim, a língua keméticas, junto com seus hieróglifos ficaram sem uma leitura adequada até que em 1799 foi descoberta a Pedra de Roseta (imagem acima), uma Estela que continha um decreto sacerdotal em três línguas diferentes, o Hieróglifo, Demótico e o Grego Clássico. No entanto, foi somente em 1822 que um jovem francês chamado Jean-François Champollion decifrou corretamente todas as línguas contidas nela. Champollion assim revolucionou os estudos sobre Kemet, considerando assim o pai da Egiptologia.
A partir disto, novas interpretações de escrituras começaram a serem feitas, no entanto, muito das interpretações e palavras adotadas e interpretações usadas pelos gregos ainda insistem em serem usadas amplamente tanto no meio acadêmico quanto com os leigos.
Assim, venho com esse post, oferecer aos leitores um glossário básico de deuses e palavras usadas pelos próprios keméticos antigos e que ainda são usadas pelos praticamente da Ortodoxia Kemética.
Glossário de Palavras:
Dua - Salve, Viva (Geralmente usamos para dar graças a um deus/a. Ex: Dua Ra!)
Em Hotep - Em Paz (Usamos como saudação na escrita e na fala.)
Iwy Em Hotep - seja bem-vindo/a em paz (A forma completa de Em Hotep. O uso é o mesmo.)
Henu - Te honro, Te saúdo (É um gesto corporal de honra e respeito.)
Nekhtet - Vitória (Geralmente usamos para agradecer a um deus/a, similar ao "amém".)
Senebty - vá com saúde (Usado para se despedir na escrita e na fala.)
Kemet - negra (o nome do Antigo Egito)
Dsheret - vermelha (o deserto)
Netjer - deus
Netjeret - deusa
Nefer - belo, bom
Nefert - bela, boa
Neferu - belos, bons
Nefer Duait - bom dia
Nefer Mecheru - boa tarde
Nefer Kaui - boa noite
Wep Ronpet – Ano Novo
Akhu – Ancestrais
Sa - Filho
Meri - Amado
Nebet-per - dona de casa
Merout - amor
Hensi Irem - viver juntos
Sem – beijar "respirar um odor"
Isfet – Oposto de Ma'at, ou seja, desequilíbrio. Em forma de práticas podem ser divididas em duas: gereg e binet. As más palavras (mentiras, ofensas e similares) e as más ações ou má conduta(roubar, matar, agredir, etc).
Glossário de Deuses:
Aset – Isis*
Wesir – Osiris o Ausar
Djehuty – Thot
Yinepu – Anubis o Anpu
Nebt-Het – Neftis
Hethert – Hathor
Heru – Horus**
Serqet – Selkis
Nit – Neith
Amun – Amón
Bast – Bastet
* Muitos acreditam que Aset e Isis são divindades completamente diferentes e com características diferentes, sendo que Isis é uma divindade estritamente romana.
** Heru é um nome “genérico” para designar os vários Heru’s dentro do panteão kemético, como: Heru-wer; Heru-sa-Aset; Heru-pa-khered; Heru-akhety; Heru-Behdety entre outros.