domingo, 10 de abril de 2016

30 Semanas de Heru-wer: Semana 16 - Como você pensa que essa deidade representa os valores de seu panteão?

Semana 16 – Como você pensa que essa deidade representa os valores de seu panteão?

Na Ortodoxia Kemética, os deuses provém de uma força divina chamada Netjer, quem possui vários Nomes para relacionar com seus filhos de uma forma mais próxima e compreensível. Logo, fica claro que Netjer ama a sua Criação e tem interesse em se relacionar com ela. Os Nomes (aspectos de Netjer) são essencialmente fraternos, compreensíveis, atenciosos e cuidadosos. Através da Nisut (AUS!), ma'at transita entre a comunidade e os Deuses, e assim a Ortodoxia Kemética se estabelece, fortalecendo a interação entre os pilares.

Tendo isso em mente, conseguimos compreender o papel dos deuses keméticos e como eles e seus devotos interagem entre si. Heru-wer, como todos os outros Nomes, defende e luta por Ma'at, pela ordem do universo, pelo equilíbrio dos processos naturais e pela justiça divina. Os deuses possuem gostos, personalidades e características próprias, mas o papel de sempre estar ao lado de Ma'at é dever de todos Eles – e também é esperado que seja o nosso.

O panteão kemético, dentro da Ortodoxia Kemética, é muito próximo das pessoas da fé. Particularmente, eu não tenho uma incrível comunicação com os deuses, mas sinto que eles me dão atenção, cuidam de mim e querem me ver bem, da mesma forma que Heru-wer faz. Mesmo não tendo uma forte relação – ainda – com Ele.


Os Netjeru só não tem um papel importante dentro da comunidade, como também fazem parte dela, interagindo ativamente, concedendo-nos suas bençãos e atenção, ao mesmo tempo que fazem parte de nossas vidas diárias. Eu, todos os dias, tenho um tempo para conversar com os meus Deuses. Eles são maravilhosos, e é uma honra estar junto de sua presença. Por isso considero os deuses como parte de minha família. Alguns ainda não me aproximei, outros estão afastados e outros são mais próximos, e tudo continua bem.