terça-feira, 29 de julho de 2014

Apagômenos - Aniversário de Heru-wer

Em Hotep

Não estou aqui hoje para falar das 30 semanas de Devoção, vamos dar uma pausa nesse projeto para falar de um dos festivais mais maravilhosos da Ortodoxia Kemética: Wep Ronpet!
O Wep Ronpet é o Ano Novo Kemético, no entanto, nosso ano novo é bem diferente dos outros, não só porque ele é entre julho e agosto, mas é porque o ano não começa logo no dia seguinte que ele termina! 
Existem entre o ultimo dia do ano e o primeiro dia do ano, 5 não-dias, ou como chamamos Apagômenos.
Para compreender isso, temos que compreender o mito que deu origem a compreensão desse festival, mas esse mito já foi contato no belíssimo texto de PasemWesir, a qual ele fala sobre o primeiro dia apagômenal, confira aqui.

Vou falar hoje sobre o aniversário de meu pai, que acontece nesse ano no dia 30 de Julho. Heru-wer, segundo filho de Geb e Nut. Esse é um grande dia para festejar o nascimento desse grande Netjeru, beba em Sua honra uma forte bebida, podendo ser cerveja preta, vodka ou um Whisky bem forte, coma com Ele algo forte de preferencia, algo com sabor apimentado, Ele vai gostar bastante. Alegre-se na presença Dele, sem jamais perder o respeito. Apos honra-lo e celebrar seu aniversário, é auspicioso fazer orações e pedidos para o próximo ano. Heru-wer costuma ajudar em problemas financeiros com muito afinco, e orar a Ele neste dia, pedindo o livramento desse mal em todo o ano é fundamental! 

No mais, saiba que Heru-wer é um Deus muito presente, ele ajuda, acompanha, mas exige muita força e coragem dos seus protegidos, fraqueza e mimimi não combina com Heru-wer...

Dua Heru-wer!!!!!


quinta-feira, 24 de julho de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semana 10 - Oferendas: Histórica e Gnose Pessoal

Em Hotep meus queridos leitores...
Depois daquela bagunça das semanas passadas, vamos novamente para outra semana de culto, uma semana particularmente deliciosa.

Heru-wer, gosta de tudo que tenha um gosto forte, apimentado, amargo.

Infelizmente, não consegui encontrar textos que descrevam as ofertas que eram oferecidas a Heru-wer na Antiga Kemet, no entanto, podemos imaginar devido a personalidade desse Netjeru e pelos alimentos dessa época que poderiam se tratar de Cerveja Escura, por ser uma bebida muito consumida em Kemet e por fazer parte de festivais como A Bela Reunião, que era o Festival de casamento de Heru-wer e Hethert.

Com isso, podemos pensar quais seria as oferendas mais apropriadas para Heru-wer nos dias de hoje.
Podemos colocar nessa lista primeiramente bebidas fortes como cerveja escura, rum escuro e até mesmo vodka. Uma vez, no segundo apagomenal, que celebra-se o Nascimento de Heru-wer, eu ofertei pra Ele uma cerveja escura, uma oferta que foi recebido de muito agrado, apos Seu Kau usurfruir da oferenda, a tomei, e estava com um sabor incrivelmente delicioso, ainda mais porque foi a primeira vez que bebi esse tipo de cerveja. Gostei tanto que depois, comprei novamente, mais ao tomar, não gostei hehe... Constatei que apos o uso dos deuses, os alimentos e bebidas ficam com gostos diferentes.

Em questão de alimentos, pode-se ofertar para Heru-wer: chocolate amargo, comidas apimentadas e carnes com temperos fortes. Comidas fortes e detalhe, fortes e fartas!!!

Dua Heru-wer!!!

Espero que tenham gostado e que esse pequeno texto possa ter ajudado vocês em algumas questões...
Vamos beber pessoal!!!!
Senebty



quarta-feira, 9 de julho de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semanas 7, 8 e 9

Em Hotep

Quero primeiramente pedir desculpas por todo esse atraso nas postagens, mas acreditem, foram 3 semanas de muita correria na minha vida... Mas, Heru-wer não curte lamentações... Vamos as 3 semanas numa única semana? Apertem os cirtos porque o voo será bem mais alto!!

Semana 7 - Nomes da Deidade
Heru tem vários nomes, variando em relação a época da história kemética ou até mesmo de quem escrevia sobre ele. Em Kemet, ele era conhecido como Heru o Ancião, Heru-ur, Hrw-wr e Har-wer, ou também, na forma de Disco Solar Alado, como Heru-Behdety mas os gregos o denominaram de Hórus, O Ancião ou O Mais Velho ou também Haroeris. Heru-wer recebeu esse nome dos gregos porque ele foi o primeiro HÓrus, nascido de Geb e Nut, ou seja, tiu de Hórus filho de Ísis (Heru-sa-Aset), além do que, como já falamos, ele era deus de um dos primeiros nomos do Egito, Nekhen, cidade de Narmer (AUS), unificador de Kemet.

Semana 8 - Variações físicas da deidade
Heru-wer possui três formas físicas diferentes que muito correspondem com a época que ele esta sendo representado, sendo que suas maiores variações normalmente esta sob sua forma de Falcão. É bastante complicado diferenciar os Heru, ainda mais Heru-wer que é um Netjeru tão antigo, mas irei buscar fazer isso aqui de forma mais fácil.
Como Falcão:
A forma física de Heru-wer mais utilizada em Kemet é a forma de falcão, primeiramente apenas como um falcão, podemos vê-lo dessa forma na paleta de Narmer.

Com a unificação de Kemet, pelas mãos de Narmer, rei do nomo Nekhen do Alto Egito, Heru-wer se torna um Netjeru de toda Kemet, passando a usar a Coroa Dupla ou Pschent.



Como Homem com Cabeça de Falcão:
Como Netjeru de Nekhen, cidade estado do Alto Kemet, ele é representado como um falcão usando a Coroa Branca (Hedjet). Dessa forma, ele é retratado apenas com a Hedjet, nunca com a Coroa Dupla, já que um homem com cabeça de facão usando a coroa dupla é uma forma dedicada a Heru-sa-Aset.

Disco Solar Alado:
Como já foi amplamente discutido nas semanas anteriores, Heru-wer possui uma forma física de sol alado, conhecido como Heru-Behdety.


Semana 9 - Erros comuns falados sobre a deidade. 
Como pode ser notado no texto da Semana 8, Heru-wer possui várias formas diferentes, normalmente retratando diferentes mitos ou até mesmo uma variação cronológica da História de Kemet, dessa forma, ele se confunde facilmente com os outros Heru. O primeiro erro comum com esse Netjeru partiu das interpretações mitológicas dos gregos, que uniram todos os Heru em Heru-sa-Aset, obliterando muitas vezes o nome de Heru-wer dos mitos, ai aquele susto quando vemos que Heru-wer nasceu de Geb e Nut, coisa que são poucas vezes contadas nos mitos keméticos espalhados em livrarias mais próxima de você, é um juízo falso triste, porque isso fez com que Heru-wer fosse esquecido quando os mitos são contados, existindo apenas Heru-sa-Aset. Isso torna extremamente difícil encontrar bibliografias que fale sobre Heru-Wer, algumas vezes, é dedicado a ele apenas algumas poucas linhas quando estão explicando as formas de Hórus (na visão de Heru-sa-Aset). Esse erro é consertado na fé Ortodoxa Kemética, que busca interpretar os mitos keméticos apenas em fontes primarias. Agora que você já sabe essa diferença, por favor, não os confunda, Heru-wer agradece e Heru-sa-Aset também...


Ufa... Terminamos... Foi até bom escrever isso junto porque os 3 textos se completam! Que venha a 10ª Semana de devoção...

Senebty

sábado, 5 de julho de 2014

Per Heru-Wer

Em Hotep meus leitores

A tempos eu sentia que tinha que mudar o nome do meu blog, senti isso ainda mais forte enquanto estou escrevendo as 30 semanas de devoção a Heru-Wer.
Sinto que essa divindade tem muito o que mostrar, tem muito o que esclarecer e farei desse espaço virtual para esse fim, falarei mais do meu Pai para diminuir as confusões existentes. No entanto, quero deixar claro que não falaremos só dele, mas de vários outros Netjeru e Netjeret, e ficando principalmente na Ortodoxia Kemética!!
A tradução do nome é simples, significa Casa de Heru-Wer, ou até mesmo, Templo de Heru-Wer
Espero que aprovem a mudança!!

Viva a Per Heru-wer

Senebty

terça-feira, 17 de junho de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semana 6 - Outras deidades e entidades associadas com a deidade

Em Hotep a todos
Já estamos em nossa 6º semana!

Semana passada apresentei a arvore genealógica de Heru-wer, essa semana porem, iremos falar de duas divindades mais ligadas a esse grande deus, vamos conhecer as divindades que compõe Sua família.

Hethert




Esposa de Heru-wer, Hethert, cujo nome significa "Casa de Heru" representa o princípio feminino, que se reflete em vários de seus símbolos: a vaca, o espelho e o sistro. Hethert é Deusa das mulheres e todas as profissões tidas como femininas como sacerdócio e também dançarinas, cantoras, atrizes e acrobatas; até mesmo na Era Grega as artes estavam sob o domínio de Hethert. Os Templos de Hethert, especialmente o Ta-Netjer (árabe Dendera) eram centros tanto para a cura (com um hospital) e também uma especie de maternidade. As sacerdotisas do templo de Ta-Netjer conduziam oráculos com Hethert em rituais de transe realizada em criptas por baixo do santuário, e qualquer pessoa podia dormir no templo com a esperança de ter um sonho que poderia ser interpretado, na manhã seguinte pelas sacerdotisas. Ainda hoje, pode-se ver pichações e tabuleiros deixadas por esses peregrinos, esculpidas nas pedras do teto de Ta-Netjer. A associação de Hethert com as duas vacas e do sistro provavelmente resulta da sua assimilação do pré-dinástico Netjer Bat; "capitais sistrum" no topo dos pilares em todo templos Keméticos mostrar o rosto cheio de Hethert com orelhas de vaca em cima de um sistro. Hethert estava intimamente associado com Heru-Behdety em Edfu, talvez influenciando o fato de que ela era uma patrona das rainhas de Kemet (como Heru é o rei, de modo Hethert é a rainha). Algumas rainhas são referidos por títulos de Hethert de "Senhora do Céu" e "Senhora do Ouro". Templo espetacular Nefertary em Abu Simbel, na Núbia retrata a Grande Esposa Real como Hethert em muitos lugares; e seu marido Ramsés II é retratado em seu santuário, sugando do úbere de Hethert como uma vaca divina.

Heru-wer e Hethert no Templo de Ta-Netjer


Ihy



Filho de Heru-wer, Ihy é um deus criança, filho de Hethert e Heru-wer, embora Ele é ocasionalmente descrito como sendo o filho de outro Netjeru. Seu nome tem sido interpretado como "tocador de sistro" ou "músico", bem como "filhote" (sendo que Hethert levou muitas vezes a forma de uma vaca). Ele é chamado o Touro da Confusão, o Senhor de Copas. Ele é o patrono da juventude ou criador da música, o sistro e a alegria que emanava de som e instrumentos. Enquanto Ele é essencialmente um deus alegre, musical, ele também foi ligado à vida após a morte como "o senhor do pão" e estava "no comando da cerveja", um benefício tanto para ofertas mortais e a pacificação cíclica de sua mãe em seu nome de Sekhmet. Ele também tem sido associada, como outros deuses quando eram crianças, para o lótus azul que representava renovação e nascimento e foi chamado de "a criança que brilha no lótus".
Ele foi descrito geralmente nu, com a juventude lateral-lock que denota, muitas vezes com um dedo a sua boca; no entanto, ele não foi sempre descrito como ao tamanho das crianças e foi ocasionalmente mostrado tão grande como adulto Netjeru. Na imagem a cima, Ele é mostrado usando um uraeus e segurando um sistro decorado com o rosto de sua mãe. Em algumas casas de nascimento, Ele foi igualado com o rei, e cenas comemorou a concepção e o nascimento da criança divina, que identificou o rei com Ihy e deu-lhe os poderes e proteções do deus criança Si mesmo.

Feitiço 334 descreve seu nascimento:

"Meu grandiosidade me precede 
Como Ihy, o Filho de Hathor, 
eu sou aquele que gera uma procriação, 
eu corria por entre suas coxas, 
Neste meu nome Chacal da Luz, 
eu quebrei diante do ovo ... 
eu escapei em seu sangue, 
Eu sou o Senhor de sangue. Eu sou um touro turbulento ... 
Eu vim para ser, eu rastejei, eu viajei ao redor. 
Eu cresci, tornei-me alto como o meu pai"

Que Heru-wer, Hethert e Ihy possa abençoar a todos!!! Nekhtet

sábado, 7 de junho de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semana 5 – Família da deidade, árvore genealógica.

Em Hotep

Quinta semana, Nekhtet, todos prontos?

O que poucas pessoas sabem é que Heru-wer é filho de Geb e Nut, irmão mais novo de Wesir e Set.



O Mito todo é o seguinte, foi revelado a Rá que Seu neto, Nut e Geb suportaria uma criança que usurparia Seu trono sobre as Duas-Terras. Rá foi determinado prevenir esta profecia, então Ra proibiu Nut e Geb de estar junto, então ele mandu o próprio filho, Shu, o Pai de Nut e Geb, que os separassem por toda eternidade. Forte como Shu tinha sido por levantar Sua filha alta no céu e longe de Seu Irmão, Nut e Geb conseguiu para achar um meio de se unirem, assim, Nut ficou grávida, pois carregava as crianças de Seu Irmão, Geb.

Quando descobrir que Nut estava grávida, Rá ficou enfurecido. Ele havia pensando muito em como poderia prevenir Sua Neta de dar à luz ao herdeiro do Seu trono e então, Rá, Criador de e Senhor sobre o Universo Inteiro, decretado que Nut não deveria dar a luz em nenhum dia dos 360 dias do ano.

Transtornada, Nut suplica a Djehuty, mais Sábio dos Deuses, para uma resposta a suas dificuldades. Ele então ponderou Seu problema e a disse para não preocupar-se pois ele acharia uma resposta para Ela. Djehuty foi ver Khonsu, que determina as fases da lua, e jogou um jogo de Senet em que Khonsu foi lisonjeado em apostar algum da sua luz. Djehuty É o mais Sábio dos Deuses ganhou o jogo de Senet e usou a luz que Ele ganhou de Khonsu para criar os cinco dias que Nut necessitaria para dar à luz aos Suas cinco Filhos. Wesir Era o primeiro das cinco crianças de Nut e Geb, terá que seguir, em ordem, por Set, Heru-wer, Aset, e por ultimo Nebet-het.

Heru-wer, ainda casa-se com Hethert, deusa do amor e do prazer, no festival da Bela Reunião, Hethert fica gravida do deus e dá a luz a Ihy - O Belo.

Aqui em baixo, uma tirinha bem humorada que conta esse amor entre Hethert e Heru-wer:

Espero que tenham gostado...
Senebty

quinta-feira, 29 de maio de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semana 4 – Um mito favorito da deidade

Em Hotep

Estou de volta, com a graça de Heru-wer, para a 4º semana de nosso projeto!!!

Existem dois mitos que conta a história de Heru-wer, a primeira é do nascimento, onde ele é o segundo filho de Geb e Nut, no entanto, esse mito não é meu preferido. O que mais descreve a personalidade guerreira de Heru-wer, e o meu mito predileto, é o mito da batalha contra o isfet, ao qual ele se transforma em Heru-Behdety.



Conta o mito que Heru-wer ouviu falar de um complô, e então, Ele foi até Ra para perdi-lhe ajuda. Ra negou-se em ajudar-lo, pois poderiam julgar Heru fraco. A luta estava sendo travada a algum tempo, até que as forças de Isfet começou a ultrapassar o exército de Heru-wer. Heru clamou mais uma vez a seu pai, Ra então abençoou Heru com a forma de um poderoso Disco Alado, para que ele pudesse ser vitorioso sobre as forças do Isfet. Heru então, sob essa forma fantástica, cegas os inimigos, podendo assim, os derrotar, a partir de então, esta forma de Heru-wer ficou conhecido como Heru-Behdety e será o simbolo da vitória - Nekhtet - e será exposto principalmente nas batentes das portas para cegar os inimigos. (retirado e adaptado de The Ancient Egyptian Prayerbook de Tamara Siuda)


Dua Heru-wer! Dua Heru-Behdety! Nekhtet!!!!!

Até semana que vem...

Senebty

sábado, 24 de maio de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semana 3 – Simbologias e ícones da deidade.

Em Hotep
Terceira semana, vamos lá?!

Heru-wer é geralmente representado como um falcão, ou um homem com cabeça de falcão usando a Coroa Branca (hedjet) do Alto Kemet, como podemos notar na imagem abaixo. No entanto, depois da vitória de Narmer, em unir o Alto e Baixo Kemet, Heru-wer passou a ser associado usando a coroa dupla, chamada de Pschent.

Coroa Branca 
Coroa Dupla

No entanto, de todos os símbolos do meu Pai, o que mais gosto é a que o representa como Heru-Behdety, aquele que venceu os guerreiros do Isfet, o símbolo que representa a Vitória de Heru-wer. Nekhtet!!!!

 



Enfim, espero que tenham gostado de conhecer mais um pouco dos símbolos de Heru-wer...

Dua Heru-wer



quinta-feira, 15 de maio de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semana 2 – Quando você descobriu a existência dessa deidade? O primeiro contato!


Em Hotep
Vamos para a segunda semana?

Normalmente, as pessoas confundem muito Heru-wer com outros Heru (sim, existem vários outros) essa confusão é bem comum, e isso acontecia comigo no começo. Conheci Heru, sob o nome grego de Hórus e comecei a cultua-lo a partir desse nome. Tive várias experiencias emocionantes com ele, Hórus me ensinou a ser forte, honrado e corajoso, enfrentando os problemas sempre de cabeça erguida, ele me mostrou o quando posso ser forte.
Os anos se passaram e 2012 comecei a estudar a Ortodoxia Kemética, fiz o curso de Zep-Tepi, e finalmente, pela primeira vez fui festejar os Wep Ronpet, que é o ano novo kemético, no segundo dia, que é o aniversário de Heru-wer, fui fazer meus ritos normalmente, quando chamei este nome, meu corpo se arrepiou completamente, exatamente a mesma sensação que sempre tive ao invocar Hórus, e ai, senti no fundo do meu coração, que o mesmo deus que eu invocava no meu passado para me socorrer, era aquele deus que estava diante de mim.
No meu RPD - Ritual Parent Divination, descobri que Heru-wer é meu pai, e aquilo foi a coisa mais fantástica, apesar de já ter imaginado algo. Fiquei muitíssimo feliz, porque ai comecei a perceber que Heru-wer sempre esteve ao meu lado, mesmo quando eu o invocava por outro nome (apesar que agora, ele exige que eu o chame pelo nome certo), ele é um pai que cuida, mas que ensina e quer que seus filhos deem o melhor de si. Ele é um pai que tem bastante fé nos seus filhos e exige que se esforcem cada vez mais para vencer!

Dua Heru-wer

quinta-feira, 8 de maio de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semana 1 – Uma introdução básica da deidade

Em Hotep leitores

Venho aqui iniciar uma proposta que estamos fazendo em nossa Comunidade Ortodoxa Kemética Sul Americana, que consiste em falar de um determinado Netjeru ou Netjeret por 30 semanas consecutivas, mostrando diferentes pontos e experiencias. E é claro, que escolhi meu Grande Pai: Heru-wer.
Como vocês devem saber, sou Shemsu da Ortodoxia Kemética, filho de Heru-wer e amado de Aset-Serqet e Set. Já escrevi aqui no blog um post sobre Heru-wer, clique aqui, no entanto, estes post será diferente, iremos conhecer bem mais Heru-wer

Vamos começar?

Semana 1 – Uma introdução básica da deidade



Escrever sobre Heru-wer para mim é um desafio e ao mesmo tempo, uma auto reflexão sobre mim, pois como Seu filho reconheço em mim, muito da personalidade Desse maravilhoso Deus. 
Heru-wer é um guerreiro, o Seu culto pode se dar em 3 lugares distintos, podendo ser em Kom Ombo, onde neste templo também era adorado Sobek, podendo ser também em Edfu, templo dedicado a todas as formas de Heru, no entanto, foi em Nekhen, no Alto Kemet, cidade onde foi erguido um templo unicamente para Ele, em honra a vitória de Narmer, o primeiro Nisut que uniu o Alto e Baixo Kemet, esta vitória foi eternizada pela Paleta de Narmer (ver imagem abaixo). A partir desta vitória, Heru-Wer foi considerado o Deus do Alto e Baixo Kemet, usando a Dupla Coroa. Conta o mito inicial que Ele é o segundo filho de Nut, irmão mais novo de Wesir e irmão mais velho de Set, ele é o único que nasceu sem uma consorte, Heru-wer nasceu livre para voar no céu. No entanto, ele não ficou sozinho por muito tempo, logo,Ele uniu-se a Hethert, essa união é festejada num dos maiores festivais do Antigo Kemet, chamada de Festival da Bela Reunião, nesta celebração a imagem de Hethert é colocada numa barca e segue para Edfu, onde fica enclausurada por um tempo, depois ela sai e é levada novamente para Ta-Netjer (Dendera) onde assim terá o seu filho chamado Ihy. É um festival de muita alegria, que celebra principalmente o amor e o prazer. Heru-wer possui vários epítetos interessantes, como: Quebrador de ossos, Dourado Cujo Corpo é Céu e Cujos Olhos são Lua e Sol, Grande de Plumagem Salpicada, Grande da Chama, Senhor do Terror e Destruidor.



Heru-wer é um netjeru sisudo, ele exige sim muito de seus filhos, sua personalidade é suas ações é sempre ética; ele é honrado, corajoso e luta contra o isfet, não admite chororó ou fraqueza. Se precisar segurar na sua mão para lhe dar forças, ele vai fazer, Heru-wer ensina, as vezes ele é até grosso, mas a forma dele ensinar, nos torna fortes e tudo o que ele quer é que nos tornemos auto-suficientes. Ele sempre esta perto, sempre presente, sempre olhando, ora, o olho dele é o sol e a lua, não tem nada que passa despercebido sobre seu olhar de falcão, no entanto, se necessário, ele vai para longe, para aprendemos quem somos.



Essa personalidade forte Dele, é descrita principalmente no Mito de Heru-Behdety, uma forma de Heru-wer que torna a aparência do disco solar alado. Conta o mito que Heru-wer ouviu falar de um complô para derrubá-lo, clamou Ra para obter assistência. Ra virou-se, dizendo que não poderia ajudar Heru, para que Heru não seja julgado como fraco. Então, a luta é travada por algum tempo, até que as forças de ISFET começou a ultrapassar o exército de Heru. Heru mais uma vez gritou para seu pai, que abençoou Heru com a forma do disco solar em chamas, para que ele pudesse ser vitorioso sobre as forças do ISFET. Ele matou o exército inimigo.


Espero que tenham gostado, porque virá em breve bem mais... Até a próxima semana... Senebty