terça-feira, 20 de julho de 2010

Kilts

Segundo o site do Wikipedia:

O Kilt é o saiote pregueado, parcialmente trespassado, de comprimento da cintura até aos joelhos. Feito de tecido de lã e com padrões de tartan, o Kilt era, tradicionalmente, utilizado por guerreiros e batedores dos Clãs, sendo que cada Clã tinha o seu próprio tartan. Era, originalmente, o traje típico de homens e jovens da montanhas escocesas do Sec. XVI. Desde o Sec. XIX passou estar associado a toda a cultura escocesa, e/ou com a herança da cultura celta (e mais especificamente da Gaélica).
O primeiro kilt encontrado é datado do ano de 2000 a.C. e foi encontrado perto da região de Nuremberga, na Baviera, trazido pelos celtas (pensa-se). Apesar de não estar totalmente comprovado, acredita-se que o Kilt é uma herança céltica.
Hoje em dia, vários países importaram a cultura e o uso do Kilt, fazendo-o ultrapassar largamente as fronteiras da Escócia.
Embora, o Kilt, esteja mais comumente associado a ocasiões formais ou a jogos de montanha e eventos desportivos, tem sido adaptado, nos últimos anos, como uma peça de vestuário masculino, quer formal, quer informal.

Acredita-se que o kilt seja a evolução directa da toga que se fragmentou no saiote e em faixa (em desuso).

Sempre gostei de Kilt, apesar de nunca ter tido um.
Infelizmente ainda há muito preconceito em questão a isso aqui no Brasil, as pessoas não entendem que o Kilt é uma roupa masculina, e como disse acima, usada por guerreiros.
Mais como é costume em culturas ocidentais cristãs em repudiar e fazerem criticas sob preconceitos o uso do Kilt no Brasil é muito pequena, mais por esse fato do preconceito mesmo...
Temos que aprender a saber antes de criticar.
E cultura é algo extremamente complexo para classificar como bom ou ruim...

Viva a liberdade!!!
Viva a diversidade cultural!!!
Viva ao kilt!!!


Algumas fotos:







Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kilt
http://www.scottishdance.net/highland/MakingKilt.html
http://www.x-kilts.com/
http://www.utilikilts.com/

Nenhum comentário: